Como o Google aprende com o fracasso

Entenda como a empresa busca tirar vantagem dos erros do passado
Recentemente, o Google descreveu seu processo interno para documentar os erros e aprender com eles. O melhor é que isso pode ser aplicado em qualquer empresa. Para muitas pessoas – e para muitas companhias também – o fracasso é motivo para tristeza e lamentação. Mas há muito a se aprender com os erros.

Mas para realmente se tirar uma lição dos momentos de fracasso, é preciso ter um processo, diz a Inc. Caso contrário, a empresa está fadada a repetir os erros. O processo usado pelo Google é simples, organizado e pode ser implementado em qualquer empresa. O nome é bastante apropriado: post-mortem, ou “autópsia”.Confira abaixo os passos:

1. Identifique os problemas mais importantes
“A autópsia é o processo que nosso time faz para refletir sobre os aprendizados dos eventos indesejados mais significativos”, escreve a equipe do Google. “Incidentes acontecem, mas nem todos precisam de um post-mortem. Por isso nosso primeiro passo no processo é definir quando precisamos realizar o processo”.

Para o Google, os incidentes mais importantes incluem a interrupção de um serviço, como quando as buscas por “Shakespeare” ficaram indisponíveis por 66 minutos após a descoberta de um novo soneto do autor. Outros casos são problemas com a integridade dos dados, demora em resolver problemas de consumidores ou em detectar problemas.

Para aplicar na sua empresa: Pergunte-se o que configura um erro importante para você e para sua empresa.

2. Registre
“O próximo passo é trabalhar em equipe para criar um registro escrito do que aconteceu, por que, qual foi o impacto, como o problema foi resolvido, e o que a equipe fará para prevenir que o incidente ocorra novamente”, escreve o Google. Outras questões sugeridas são: o que deu certo? O que não deu certo? Em que ponto tivemos sorte? O que podemos fazer diferente?

Para aplicar na sua empresa: Envolva toda a equipe na tarefa de responder a essas questões. O Google recomenta agendar uma reunião de 30 minutos a uma hora para explorar o incidente.

3. Promova o crescimento em vez de buscar culpados
“Não buscar culpados no processo de post-mortem fará com que os colaboradores sintam mais segurança psicológica para comunicar erros sem medo”, escreve a empresa. Ao assegurar aos colaboradores que eles não serão punidos por seus erros, a empresa cria confiança. O foco deve ser a melhoria dos processos e o aprendizado. Fazendo isso, dizem os autores do Google, você consegue “reposicionar o fracasso como uma oportunidade para crescimento e desenvolvimento, e não como um contratempo.

Para aplicar na sua empresa: Para que a equipe aceite essa filosofia de aprimoramento contínuo, os líderes precisam admitir seus próprios erros e fracassos e documentá-los.

Fonte : https://epocanegocios.globo.com/

Postar um comentário

0 Comentários