A Diferença da Distribuição e a Distribuição Física na Logística

Este artigo tem como objetivo mostrar a diferença entre a distribuição e a distribuição física no ramo da logística. O texto a seguir relata que a distribuição física está relacionada ao conjunto de operações relativas aos processos operacionais e a distribuição em desempenhar alguma tarefa para o negocio. 
O canal de Distribuição na Logística, é um conjunto de instituições quem mantem relacionamentos, por meio do qual o vendedor comercializa o produto ao consumidor. Esse meio representa um processo de distribuição e de movimentação de produtos acabados, desde o fim da linha de produção, passando pelos fornecedores de matéria prima, até o cliente.
No século XX, a logística era designada como “distribuição física”, e hoje a distribuição física é o ramo da logística empresarial, que está ligada à movimentação do produto, estocagem e processamento de pedidos dos produtos. Relacionada ao conjunto de operações, relativas ao fluxo de bens, abrange os processos operacionais e de controle que permite a transferência dos produtos desde o ponto de fabricação até o ponto em que a mercadoria é entregue ao comprador. Suas atividades estão relacionadas ao transporte, manutenção (descarregamento e carregamento de mercadorias), armazenagem, controle de estoques e de documentos, rastreamento de veículos, gestão de informações logísticas, dentre outras.
A distribuição é o caminho por onde as empresas chegam ao mercado. É onde ela desenvolve e gerencia os relacionamentos logísticos. Por meio dele o sistema do mercado realiza a transferência de propriedade de produtos e serviços. Os canais de distribuição podem desempenhar algumas tarefas para o negócio, como a prestação de informações sobre o produto, a garantia de qualidade, oferta de produtos complementares, dentre outros. É possível uma semelhança entre as atividades que consistem a distribuição física e os canais de distribuição, conforme mostra a figura ao lado.

Há três formas de distribuição: Exclusiva, Seletiva e Intensiva.

● Exclusiva: Quando o negócio precisa da lealdade do distribuidor e elevado grau de controle sobre sua atividade.

● Intensiva: Quando a importância é dada para à disponibilidade do produto em grande número de pontos de vendas.

● Seletiva: Quando a natureza do negócio precisa de valorização.

A escolha de um canal de distribuição é importante para a etapa do marketing, pois é por meio dela que a empresa atingirá o seu público-alvo. A distribuição física está junto a deslocação do produto, enquanto a distribuição é a intermediação do produto.
Fonte : http://www.administradores.com.br